Um hacker de nick Alcasec foi preso pela polícia espanhola. O estudante universitário de 19 anos era considerado uma verdadeira lenda do hacking e conhecido como Robin Hood. O histórico inclui Burger King, HBO e diversos órgãos do governo da Espanha.
A esmagadora maioria dos hackers são pessoas como você e eu, com um computador, uma conexão com a Internet e algumas horas de treinamento na Deep Web. Infiltrar-se em um PC ou site geralmente é mais fácil do que o público em geral pode pensar: a maioria dos golpes e ataques ocorre devido a grandes violações de segurança ou erro humano.
O estudante espanhol conseguiu recentemente infiltrar-se nas bases de dados de vários órgãos governamentais do país. Enquanto ameaçava comunicar à máfia os dados alcançados que o acolheram, José Luis Huertas (nome verdadeiro de Alcasec), foi preso pela polícia.
O jovem hacker já é considerado um dos maiores cibercriminosos que a Espanha já conheceu. E por um bom motivo: ele tinha em seu poder dados sigilosos de 90% da população do país. Em muito pouco tempo, Alcasec conseguiu hackear:
O Conselho Geral da Magistratura: onde são guardados os documentos relativos a todos os processos judiciais espanhóis, mesmo aqueles classificados como ultrassecretos. A DGT (Direção Geral de Tráfego): um organismo autónomo dependente do Ministério do Interior espanhol e responsável pela execução da política rodoviária. Este banco de dados contém placas, licenças e multas de cidadãos espanhóis. A Agência Tributária Espanhola: sim, é o órgão que arrecada os impostos. O site da Telecinco: um canal privado bastante conhecido. Alcasec fingiu ser o CEO para desviar € 300 mil. Várias Câmaras Municipais este foi o ponto de partida da investigação. lcasec alterou o destino de dois recibos de vencimento da Câmara Municipal de Granada para uma conta bancária pertencente à mesma. Ele então passou por vários métodos para lavar o dinheiro,incluindo a conversão de seus ganhos em criptomoeda.
Embora ele rapidamente se torne o inimigo público número 1, a polícia espanhola teve dificuldade em colocar as mãos em Alcasec. Para o prender foi necessária uma longa investigação e a colaboração de várias entidades policiais nacionais.
Aos 15 anos, ele invadiu o site da HBO oferecendo 151.000 contas gratuitas. Mais tarde, hackeou o BiciMad, serviço de bicicleta elétrica de Madrid, durante um dia inteiro, quem quisesse usar uma bicicleta poderia fazê-lo gratuitamente. No terminal, os madrilenhos podiam ler “hackeado pela Alca”. Ao hackear o site da DGT de que falamos anteriormente, o jovem hacker também emitiu uma licença sem controle. O feito mais comentado da Alcasec é o hack do Burger King, que permitiu que milhares de espanhóis pegassem entregas de hambúrguer de graça por várias horas.