A DP World Australia, uma das maiores operadoras portuários da Austrália reiniciou parcialmente suas operações nesta segunda-feira, 13, após um ataque cibernético que paralisou a operação. A companhia havia restringido o acesso às suas operações portuárias australianas em Brisbane, Melbourne e Sydney no sábado, 11, depois que um incidente cibernético foi detectado. A DP World é a segunda maior operadora portuária da Austrália e gerência quase 40% das mercadorias que entram e saem do país.
A DP World manteve seus sistemas de TI offline durante todo o fim de semana. Em determinado momento, informou ao governo federal que “o prazo para que as interrupções continuem provavelmente será de vários dias, e não de semanas”.
Um comunicado emitido pela NCSC na segunda-feira disse que a DP World Australia retomou parcialmente as operações após o incidente cibernético que afetou vários portos em todo o país nos últimos dias. “O governo australiano continua a trabalhar com a DP World Australia para apoiar a gestão de quaisquer outras consequências, incluindo qualquer interrupção contínua nas cadeias de abastecimento da Austrália As investigações sobre o incidente permanecem em andamento e o trabalho de remediação provavelmente continuará por algum tempo.”
Segundo o órgão, o ciberataque pode ter sério impacto em todo o ecossistema logístico já que a operadora responde por cerca de 40% das importações e exportações australianas. Durante a paralisação do fim de semana, os navios podiam carregar e descarregar contêineres, mas os caminhões não eram capazes de pegar ou deixar as unidades de armazenamento, o que significa que eles se acumulavam nas docas, de acordo com a Australian Financial Review.