Logo Security Data

Ataque a observatório no Chile coloca foco na segurança espacial.

Um dos maiores observatórios astronômicos do mundo, o Atacama Large Millimeter Array (Alma), no Chile, sofreu um ataque cibernético no final de outubro e foi forçado a suspender os trabalhos, segundo anunciaram os administradores do observatório na semana passada. O ciberataque afetou os sistemas de computação e derrubou o website do observatório. As antenas e os dados científicos não foram comprometidos, mas o Alma teve de suspender as observações espaciais e restringir o uso de seus serviços de e-mail.

 

Embora a ameaça tenha sido contida, ainda não é possível estimar quando o observatório voltará a operar normalmente, segundo seu comunicado. Uma investigação sobre o incidente está em andamento e os danos causados ​​pelo ataque cibernético ainda não estão claros. Procurado pelo site The Record, o observatório não respondeu ao pedido de esclarecimentos.

 

O Alama é uma constelação de 66 radiotelescópios, avaliados em de cerca de US$ 1,4 bilhão. Eles podem capturar imagens de alta qualidade de ondas de rádio muito fracas emitidas por objetos astronômicos distantes até 13 bilhões de anos-luz de distância da Terra.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Nossas
Soluções

Sua empresa conectada e segura com segurança de alta performance

Somos comprometidos em entregar o máximo de resultados para nossos clientes