Um ataque cibernético atingiu na segunda-feira, 5, redes e servidores da empresa brasileira Iochpe-Maxion, especializada na produção de rodas e componentes estruturais para a indústria automotiva. O incidente atingiu unidades da empresa no Brasil e no exterior. Comunicado feito pela área de Relações com Investidores foi publicado nesta terça-feira, 6, pela manhã.
Por ser uma empresa de capital aberto, a Iochpe-Maxion fez um comunicado ao mercado sobre esse assunto, assinado por Élcio Mitsuhiro Ito, diretor-financeiro e de relações com investidores. O comunicado é da categoria “fato relevante” e diz o seguinte:
“A IOCHPE-MAXION S.A. (“Companhia”), nos termos do disposto no §4º do artigo 157 da Lei nº 6.404/76 e na Resolução da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) nº 44/21, informa que, em 05 de dezembro de 2022, foi vítima de um ataque cibernético em seu ambiente de tecnologia da informação, que resultou em indisponibilidade de parte de seus sistemas e operações, em algumas unidades no Brasil e no exterior. A Companhia prontamente acionou seus protocolos de controle e segurança para conter o ataque, tendo preventivamente isolado alguns de seus sistemas para proteção do ambiente.
A Companhia, junto com seus assessores especializados, está atuando de forma diligente e empregando todos os seus esforços para identificar as causas do incidente, apurar a sua extensão e mitigar os seus efeitos.
A Companhia manterá o mercado informado de qualquer informação relevante relacionada a este evento.
São Paulo, 06 de dezembro de 2022.”