Agência Nacional de Segurança Cibernética (ACN) da Itália informou no domingo (5) que milhares de servidores de computador em todo o mundo foram alvo de um ataque hacker de ransomware. O órgão fez um alerta às organizações para que, diante do risco contra a segurança cibernética, tomem medidas para proteger seus sistemas.
À Reuters, o diretor-geral da ACN, Roberto Baldoni, explicou que o ataque visou explorar uma vulnerabilidade de software, alcançando grande escala, comprometendo servidores de vários outros países europeus, como França e Finlândia, contudo, Estados Unidos e Canadá também não escaparam.
“A CISA está trabalhando com nossos parceiros dos setores público e privado para avaliar os impactos desses incidentes relatados e fornecer assistência quando necessário”, informou também a Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura dos EUA.
O Brasil é o quinto país do mundo em número de ataques de hackers contra empresas, atrás apenas de EUA, Reino Unido, Alemanha e África do Sul. Se considerados apenas os casos de “ransomware”, que são aqueles que envolvem o bloqueio do sistema em troca de um pagamento de resgate, foram 9,1 milhões de casos em 2021 — mais do que o registrado em 2020.