A unidade de telecomunicações francesa Free, do Iliad Group, foi multada em € 300.000, quase R$ 2 milhões de reais, por violações das regras do GDPR, a LGPD europeia, depois que os clientes reclamaram de dificuldades em acessar e controlar as informações mantidas sobre eles.
A Commission Nationale de l’Informatique et des Libertes (CNIL) declarou que o Free violou as obrigações em relação aos direitos dos usuários de acesso a dados pessoais, para apagar detalhes e garantir a segurança das informações.
A CNIL conduziu uma investigação de dois anos após reclamações de clientes datadas de 2019 sobre dificuldades no gerenciamento de suas informações.
O órgão regulador francês alegou que o operador também foi negligente em relação às senhas, citando o manuseio incorreto nos sistemas do Free e a falta de procedimentos ao se comunicar com os usuários sobre seus detalhes. A CNIL alertou que a empresa enfrentará “uma sanção pecuniária de 500 euros” por dia se não liquidar a multa no prazo de três meses.